Respire: como uma simples técnica de ancoragem pode te ajudar a obter êxito no trabalho e na vida
Gabriel Campodarve
13 de mar.
2 min de leitura
Em sua autobiografia Respire o multicampeão do jiu-jitsu Rickson Gracie relata como a respiração e a meditação foram cruciais para seus impressionantes resultados desportivos.
Segundo ele, a práticas de técnicas de respiração lhe permitiram maximizar a oxigenação do corpo, uma melhor gestão do estresse, o estabelecimento de uma conexão entre corpo e alma e, principalmente, a ancoragem de um absoluto estado de presença que lhe permitia antecipar os movimentos dos seus adversários e identificar o momento exato de ação.
Transcendendo esse exemplo para nossa realidade diária, podemos dizer que o lutador de 1,85 e 100kg que nos observa como se quisesse arrancar nossa cabeça nos surge em forma de reuniões de negócios, chefes, pares, fornecedores, clientes, esposa, marido, filhos... A boa notícia é que, assim como Rickson descobriu que exercícios de respiração podem nos trazer essas vantagens competitivas, podemos alcançá-las praticando-os antes de situações que testem nosso limiar emocional.
São incontáveis as práticas disponíveis, tanto de meditação quanto de respiração, porém, como estamos nos referindo aqui especificamente sobre a eficácia da prática da respiração profunda momentos antes de alguma situação que requeira seu total estado de presença, focarei em apenas uma simples técnica.
- Olhe para seus pés. Onde eles estão fincados? É exatamente onde sua mente deve estabelecer base neste momento;
- Agora expanda o campo de visão e observe detalhes do seu entorno que passam despercebidos no nosso dia a dia;
- Preste atenção aos sons, dos mais sutis aos mais relevantes que consegue escutar;
- Quais são os aromas que consegue notar?;
- Você, então, inspirará pelo nariz o mais profundo que conseguir, e soltará o ar pela boca o mais devagar possível por 7 vezes;
- Note como seu diafragma expande e retrai;
Este simples exercício (quem não levará mais de 2 minutos) ativará o sistema nervoso parassimpático, diminuindo o cortisol (hormônio do estresse) e promovendo redução do estresse e da ansiedade, aumentará sua oxigenação no sangue e no cérebro, o que alavancará seu nível de energia, concentração e clareza mental para estruturação de raciocínios. Além de tudo isso, você estará muito mais sensível aos detalhes mais sutis e comunicações não verbais que surgirão ao longo da próxima interação.
Comments